Aprenda a cuidar bem da sua escova de dente

canal-mulher-escovadedente (1)Em termos de higiene bucal, a escova de dente está no topo da lista. Em parceria com o fio e o creme dental, ela é a responsável por eliminar resíduos de alimentos e a placa bacteriana, garantindo a saúde da boca.

Por isso, necessita de cuidados simples, porém muito especiais. Aprenda a tratar direitinho da sua escova, respeitando seu tempo de uso, se quiser garantir um sorriso bonito e saudável. Confira as dicas:

Escovação: após o uso, não se esqueça de enxaguar e secar muito bem a escova de dente. Quando molhadas, as cerdas favorecem o acúmulo de fungos e bactérias.

canal-mulher-escovadedente (3)

Periodicidade: a troca da escova de dente deve ser realizada a cada três meses, por mais cuidados que se tenham. Passado esse período, as cerdas começam a deformar e perdem sua eficiência.

Espaço: o ideal é não deixar as escovas muito próximas uma das outras. Quando isso ocorre, há proliferação de bactérias. Por isso, os armários de banheiro têm divisórias. Caso prefira porta-escovas, escolha um de modelo simples, mas com divisórias.

Individualidade: mesmo fazendo parte de uma família, cada um precisa manter sua individualidade. Por isso, jamais compartilhe da mesma escova, mesmo que seja com seu filho ou marido. Além de mais higiênico, o procedimento evita a transmissão de doenças.

Capas de proteção: por incrível que pareça, o uso de capinhas de proteção não é indicado. Elas abafam as cerdas, favorecendo a proliferação de germes e bactérias.

canal-mulher-escovadedente (4)

Locomoção: por outro lado, a escova que levamos para o trabalho ou em uma viagem precisa estar dentro de uma caixinha própria de proteção. Além da limpeza, isso evitará que as cerdas sofram atritos, provocando sua deformação, ou entre em contato com outros objetos.